CONSTELAÇÃO SISTÉMICA FAMILIAR INTEGRATIVA (INDIVIDUAL/GRUPO)
- Alexandra Ramunni
- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura

➡️O que é a Constelação Sistémica Familiar?
É um método psicoterapêutico que estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos e permite compreender como esses fatores influenciam a nossa tomada de decisões, de forma a reverter os aspetos negativos que desequilibram a nossa vida.
Esses fatores, são heranças emocionais que herdamos de nossa família, como perdas, brigas, doenças, separações traumáticas, tragédias, entre outras, e que podem ser âncoras negativas no nosso processo de evolução, não só pessoal, como profissional também.
➡️Quais são os principais tipos de Constelações?
_ Constelação Sistémica Pessoal e/ou Familiar
Na Constelação Sistémica Pessoal e/ou Familiar, no momento de constelar sistemicamente a situação apresentada pela pessoa, outras pessoas e elementos são inseridos no processo para representar situações que fazem parte de um problema específico, que esta deseja e precisa superar na sua vida, para que assim, tenha a oportunidade de evoluir.
Através da Constelação Sistémica Integrativa, é possível aplicar ainda outras técnicas (Coaching, PNL, etc.) para que a pessoa alcance o “perdão” e ressignifique aspetos negativos das suas vivências e imprima uma nova dimensão do problema, buscando a superação e o alcance dos seus objetivos e da qualidade de vida que estas questões impediam de atingir.
_ Constelação Sistémica Profissional :
Neste segmento, são abordadas questões que interferem no campo profissional. Podem ser traumas, medos ou ainda relações que impedem os profissionais de descobrirem os seus verdadeiros dons e talentos. É ainda possível identificar quais são as habilidades profissionais dos colaboradores de maneira clara e autêntica.
_ Constelação Sistémica Organizacional
Aqui são abordadas questões que dizem respeito ao ambiente empresarial, como situações ligadas à liderança, com o objetivo de promover a melhoria nas relações entre colaboradores e gestores, bem como entre líderes.
➡️Quais são os benefícios da Constelação Sistémica Familiar?
O processo que os mais diversos tipos de constelações sistémicas desenvolvem são tão poderosos, que a sua aplicação já está a ser realizada em ambientes e situações variadas em alguns países, como em mediações de conflitos a nível judicial, em escolas e também no Sistema Nacional de Saúde, adotada como uma das suas práticas integrativas.
Para além disso, permite uma vida com mais significado e leveza a partir do momento que temos a oportunidade de entender melhor os motivos que nos levam a agir de determinada forma e não de outra, bem como de compreender porque algumas situações acontecem e se repetem com frequência na nossa existência.
Desta forma, passamos a ampliar a nossa consciência sobre estas situações de desajuste, seja na nossa família ou no nosso ambiente profissional, para assim implementarmos as ações necessárias para que as mudanças se tornem verdadeiramente efetivas e consigamos seguir em frente de forma plena, harmoniosa e tranquila.
Para além disso, desenvolve o autoconhecimento e melhora os relacionamentos, pois conseguimos compreender melhor a nossa própria história, assim como a história das pessoas que nos cercam.
Traz ainda resultados para diversas profissões porque permite entender que em todo e qualquer tipo de ambiente onde haja interação humana, a aplicação da Constelação Sistémica, trará resultados satisfatórios a todos os envolvidos.
Comments